LUX VERITAS

Biblioteca de Textos Sagrados

Apócrifos · Capítulo 3 de 7

3 Macabeus 3

Egito

Read in EnglishComparar PT / EN

Ao descobrir isso, o ímpio rei ficou tão irado que não limitou mais a sua fúria aos judeus de Alexandria. Pondo a mão mais pesadamente sobre os que viviam no campo, ordenou que fossem depressa reunidos num só lugar e, do modo mais cruel, privados da vida.

2Enquanto isto se passava, espalhou-se um boato invejoso por homens que se haviam associado para prejudicar a raça judaica. O teor da sua acusação era que os judeus os afastavam das ordenanças da lei.

3Ora, embora os judeus sempre mantivessem um sentimento de inabalável lealdade para com os reis,

4contudo, como adoravam a Deus e observavam a sua lei, faziam certas distinções e evitavam certas coisas. Por isso algumas pessoas os tinham em ódio;

5embora, como adornavam o seu trato com obras de justiça, se houvessem estabelecido na boa opinião do mundo.

6O que todo o resto da humanidade dizia, porém, era tido em nenhuma conta pelos estrangeiros;

7os quais falavam muito do exclusivismo dos judeus quanto ao seu culto e aos seus alimentos; alegavam que eram homens insociáveis, hostis aos interesses do rei, recusando-se a associar-se com ele ou com as suas tropas. Com este modo de falar, atraíram sobre eles muito ódio.

8Nem este inesperado tumulto e súbito afluxo de gente passou despercebido aos gregos que viviam na cidade, a respeito de homens que nunca lhes haviam feito mal; contudo, socorrê-los não estava em seu poder, pois tudo era opressão em redor; mas animavam os judeus, compadecendo-se deles em suas aflições, e esperavam uma mudança favorável das coisas:

9Aquele que conhece todas as coisas, diziam eles, não desprezará um povo tão grande.

10Alguns dos vizinhos, amigos e companheiros de negócios dos judeus até os chamaram em segredo a uma entrevista, empenharam-lhes a sua ajuda e prometeram fazer por eles tudo o que pudessem.

11Ora, o rei, ensoberbecido com a sua próspera fortuna, e não considerando o poder superior de Deus, mas pensando em perseverar no seu presente propósito, escreveu a seguinte carta em prejuízo dos judeus.

12O rei Ptolomeu Filopátor, aos comandantes e soldados no Egito, e em todos os lugares, saúde e felicidade!

13Eu estou muito bem; e também os meus negócios.

14Desde a nossa campanha asiática, cujos pormenores conheceis, e que, com o auxílio dos deuses, não facilmente concedido, e com o nosso próprio vigor, foi levada a bom termo segundo a nossa expectativa,

15resolvemos, não com a força da lança, mas com brandura e muita humanidade, como que cuidar dos habitantes da Celessíria e da Fenícia, e ser os seus benfeitores voluntários.

16Assim, tendo dado somas consideráveis de dinheiro aos templos das várias cidades, chegamos até Jerusalém; e subimos para honrar o templo desses miseráveis que jamais cessam da sua loucura.

17À vista exterior receberam-nos de boa vontade; mas desmentiram essa aparência com as suas obras. Quando estávamos ansiosos por entrar no seu templo e honrá-lo com os mais belos e primorosos dons,

18foram tão arrebatados pela sua antiga arrogância que nos proibiram a entrada; ao passo que nós, por nossa tolerância para com todos os homens, nos abstivemos de exercer o nosso poder sobre eles.

19E assim, mostrando a sua inimizade contra nós, somente eles entre as nações levantam a cabeça contra reis e benfeitores, como homens que não querem submeter-se a coisa alguma razoável.

20Nós, portanto, tendo procurado ter indulgência com a loucura dessas pessoas, e, no nosso regresso vitorioso, tratando cortesmente todos os povos do Egito, agimos de maneira conveniente.

21Por conseguinte, não guardando má vontade contra os seus parentes [em Jerusalém], mas antes lembrando-nos da nossa ligação com eles, e dos numerosos assuntos que, desde época remota, de coração sincero lhes foram confiados, quisemos arriscar uma alteração total do seu estado, concedendo-lhes os direitos de cidadãos de Alexandria e admitindo-os aos ritos perpétuos das nossas solenidades.

22Tudo isto, porém, eles receberam num espírito muito diferente. Com a sua malignidade inata, rejeitaram a bela oferta; e, inclinando-se constantemente ao mal,

23repeliram os direitos inestimáveis. Não só isso, mas, falando e calando, abominam os poucos dentre eles que de coração estão bem dispostos para conosco; julgando sempre que o seu proceder ignóbil nos forçará a abolir a nossa reforma.

24Tendo, pois, recebido certas provas de que esses judeus nos têm toda espécie de má vontade, devemos prever a possibilidade de algum súbito tumulto entre nós, quando esses ímpios se tornarem traidores e inimigos bárbaros.

25Logo, pois, que o conteúdo desta carta vos for conhecido, nessa mesma hora ordenamos que os judeus que habitam entre vós, com mulheres e filhos, nos sejam enviados, vilipendiados e ultrajados, em cadeias de ferro, para sofrerem uma morte cruel e ignominiosa, conveniente a homens desafetos.

26Pois pelo castigo deles em conjunto percebemos que achamos o único meio de estabelecer os nossos negócios, para o futuro, sobre uma base firme e satisfatória.

27Quem quer que proteja um judeu, seja velho, criança ou lactente, será, com toda a sua casa, torturado até à morte.

28Quem quer que denuncie os judeus, além de receber os bens da pessoa acusada, receberá do tesouro real duas mil dracmas, será feito livre e será coroado.

29Qualquer lugar que abrigue um judeu será, quando ele for caçado para fora, posto sob o interdito do fogo, e ficará para sempre inútil a todo ser vivo por todo o tempo vindouro.

30Tal era o teor da carta do rei.

Palavras deste capítulo

O que estas palavras diziam no original — e onde mais elas aparecem.

Sobre 3 Macabeus

Texto apócrifo ou pseudepígrafo — não faz parte do cânone das igrejas ocidentais, mas circulou amplamente entre judeus e cristãos antigos. Texto em inglês: The Septuagint with Apocrypha: English, 3 Maccabees (London: Samuel Bagster and Sons), Lancelot C. L. Brenton, 1851 (domínio público). Português e espanhol: tradução do Lux Veritas a partir dessa edição.

Fonte: The Septuagint with Apocrypha: English, 3 Maccabees (London: Samuel Bagster and Sons), Lancelot C. L. Brenton (1851) · domínio público