Verbete do dicionário
εὐαγγέλιον
Euangélion
euangélion
Evangelho era o boletim de vitória do império — antes de ser livro.
Nome e formação. Euangélion translitera o grego euangélion, expressão para uma boa notícia ou mensagem favorável. O léxico de Thayer registra usos antigos ligados tanto à recompensa por trazer notícias como às notícias propriamente ditas. A palavra não nasceu como nome exclusivo de um livro cristão. A Enciclopédia de Teologia de St Andrews descreve sua circulação em ambientes gregos antes e durante o começo do cristianismo. Traduzir por “evangelho” preserva um vocábulo conhecido, mas o leitor moderno precisa lembrar que, em muitas passagens antigas, o primeiro referente é uma mensagem anunciada, não um volume encadernado. [Thayer, grego 2098; St Andrews Encyclopaedia of Theology, “Gospel, Good News”]
Antecedentes de Israel. Isaías 52:7 celebra quem traz boas novas, anuncia paz e salvação e declara a Sião que seu Deus reina. O texto hebraico não usa o substantivo grego euangélion, mas oferece uma relação de temas: anúncio, restauração e reinado divino. A Enciclopédia de St Andrews examina essa tradição ao discutir o pano de fundo judaico do uso cristão. É incorreto derivar todo significado de uma inscrição imperial e ignorar a linguagem bíblica. Também seria excessivo afirmar que Isaías empregou a mesma palavra grega em sua forma hebraica. A conexão é de tradução e recepção literária. [Isaías 52:7; St Andrews Encyclopaedia of Theology, “Gospel, Good News”]
O mundo imperial. Notícias favoráveis podiam celebrar vitórias militares e esportivas, o nascimento ou a ascensão de um governante. Craig Keener, na Enciclopédia de St Andrews, registra usos relacionados a imperadores, inclusive em autores judeus que escreviam em grego. Esses exemplos demonstram que o vocábulo circulava em ambientes de propaganda pública, mas não que cada ocorrência fosse um boletim oficial lido em praça. Também não provam que todo ouvinte de um pregador cristão identificasse imediatamente uma sátira política. Comparar os anúncios ajuda a perceber possíveis contrastes de soberania; o grau de intenção polêmica em cada autor continua questão de interpretação. [Keener, “Gospel, Good News”; Thayer, grego 2098]
O início de Marcos. Marcos 1:1 apresenta o “princípio do evangelho de Jesus Cristo”. Antes de o leitor chegar a um conjunto de quatro livros, encontra uma narrativa cujo título liga a boa notícia a uma pessoa. Em Marcos 1:14-15, Jesus proclama o evangelho de Deus, afirma que o reino está próximo e chama os ouvintes ao arrependimento. Os dois trechos não exigem que “evangelho” signifique exatamente a mesma coisa que o nome editorial posterior do livro. A Enciclopédia Católica distingue a mensagem pregada dos registros escritos de palavras e ações de Jesus. [Marcos 1:1; Marcos 1:14-15; Catholic Encyclopedia, “Gospel and Gospels”]
Paulo e a comunicação. Romanos 1:16 chama o evangelho de poder de Deus para salvação, primeiro ao judeu e também ao grego. Paulo não apresenta nessa frase uma lista de quatro narrativas sobre Jesus; fala da mensagem que anuncia e do efeito que lhe atribui. Em 1 Coríntios 15:1, ele lembra o evangelho pregado, recebido e conservado pela comunidade. O contexto posterior inclui a morte e a ressurreição de Cristo. Esses verbos de anunciar, receber e guardar mostram que a palavra designa um conteúdo comunicado, não apenas uma categoria bibliográfica. Thayer documenta esse emprego cristão do substantivo. [Romanos 1:16; 1 Coríntios 15:1-4; Thayer, grego 2098]
Anúncio e reino. Isaías 52:7 associa as boas novas à frase “O teu Deus reina”; Marcos 1:15 reúne evangelho e reino de Deus. A semelhança é textual e permite investigar uma continuidade judaica do anúncio. Não torna as duas passagens idênticas: Isaías se dirige a Sião em linguagem profética, enquanto Marcos organiza a proclamação de Jesus em sua narrativa. A Enciclopédia de St Andrews discute tanto o cenário das Escrituras de Israel quanto o contexto greco-romano. O sentido cristão surge de escolhas feitas nesses textos, não de uma única origem que exclua todas as outras influências culturais. [Isaías 52:7; Marcos 1:15; St Andrews Encyclopaedia of Theology, “Gospel, Good News”]
Quatro narrativas. Com o tempo, “evangelho” passou a nomear relatos escritos da vida e do ensino de Jesus. A Enciclopédia Católica observa que títulos como “Evangelho segundo Marcos” são antigos, mas não fazem parte de uma assinatura dos próprios autores. Ela cita testemunhos do fim do século II para a presença desses títulos e para a coleção dos quatro. Dizer que só no século II a palavra se tornou livro simplifica um processo de circulação, leitura e nomeação. O uso como mensagem continuou existindo junto ao uso como título. Não há necessidade de escolher um sentido e declarar o outro extinto. [Catholic Encyclopedia, “Gospel and Gospels”; Catholic Encyclopedia, “Canon of the New Testament”]
Outros livros chamados evangelhos. O Evangelho de Tomé, preservado em copta num códice de Nag Hammadi, abre com ensinamentos atribuídos a Jesus e os organiza como ditos, não como uma narrativa contínua idêntica a Marcos. O título “evangelho” pode, portanto, aparecer em obras de formas diferentes. A Enciclopédia Católica registra ainda outros escritos antigos que receberam o mesmo nome. O título não comprova que todos tiveram a mesma data, os mesmos leitores ou a mesma posição no cânon. Para comparar Tomé e Marcos, é preciso ler seus começos e perguntar o que cada obra apresenta como notícia, ensinamento ou relato. [Evangelho de Tomé 1:1; Marcos 1:1; Catholic Encyclopedia, “Gospel and Gospels”]
O contraste com Roma. Um anúncio sobre o reino de Deus e sobre Cristo podia ser ouvido em cidades onde também circulavam elogios a imperadores. Keener considera plausível que alguns ouvintes percebessem uma comparação entre esses anúncios. Isso é uma inferência histórica, não uma tradução literal de euangélion nem prova de que todos os primeiros cristãos pretendiam a mesma crítica ao poder romano. Romanos 1:16 formula a boa notícia como salvação para judeus e gregos; o versículo deve ser lido em seus próprios termos. O contexto imperial ilumina possíveis ecos, mas não funciona como roteiro oculto para cada passagem. [Romanos 1:16; Keener, “Gospel, Good News”]
Recepção da Igreja antiga. Escritores cristãos discutiram quais narrativas receberiam como testemunhos normativos, enquanto continuavam usando “evangelho” para a mensagem. A Enciclopédia Católica cita Irineu como testemunha importante da coleção de quatro no fim do século II. Isso documenta um estágio de recepção, não a data em que toda comunidade pela primeira vez conheceu um relato escrito. A existência de livros de nome semelhante fora da coleção mostra por que título e reconhecimento canônico precisam ser tratados separadamente. Também recorda que a palavra conserva uma história mais longa que a tabela de conteúdos de uma Bíblia posterior. [Catholic Encyclopedia, “Canon of the New Testament”; Catholic Encyclopedia, “Gospel and Gospels”]
Sentidos em contexto. Em Isaías 52:7 aparece o anúncio de boas novas em hebraico; em Marcos 1:15 a palavra grega participa da proclamação do reino; em 1 Coríntios 15:1 designa aquilo que Paulo pregou; nos títulos antigos identifica relatos escritos. O léxico indica um campo de sentido, mas não resolve sozinho a relação histórica entre essas formas. É preciso distinguir palavra, mensagem, narrativa e coleção. A pesquisa moderna pode estudar ecos imperiais e bíblicos sem declarar que uma única comparação explique todos os textos. Assim se preserva a novidade do uso cristão e a diversidade anterior da linguagem pública e judaica. [Isaías 52:7; Marcos 1:15; 1 Coríntios 15:1; Thayer, grego 2098; St Andrews Encyclopaedia of Theology, “Gospel, Good News”]
Onde aparece
- Isaías 52:7
- Marcos 1:1
- Marcos 1:15
- Romanos 1:16
- 1 Coríntios 15:1