No ano cento e sessenta, Alexandre, filho de Antíoco, chamado Epífanes, subiu e tomou Ptolemaida; pois o povo o recebera, e por isso reinou ali.
2Quando o rei Demétrio soube disto, reuniu um exército muito grande e saiu contra ele para pelejar.
3Além disso, Demétrio enviou a Jônatas cartas com palavras amistosas, de modo que o engrandecia.
4Pois dizia: Façamos primeiro a paz com ele, antes que se una a Alexandre contra nós;
5do contrário, lembrar-se-á de todos os males que fizemos contra ele, e contra seus irmãos, e contra o seu povo.
6Por isso lhe deu autoridade para reunir um exército e prover-se de armas, para que o ajudasse na batalha; mandou também que lhe fossem entregues os reféns que estavam na cidadela.
7Então Jônatas veio a Jerusalém e leu as cartas diante de todo o povo e dos que estavam na cidadela;
8os quais tiveram muito medo, quando ouviram que o rei lhe dera autoridade para reunir um exército.
9Por isso os da cidadela entregaram os seus reféns a Jônatas, e ele os entregou a seus pais.
10Feito isto, Jônatas se estabeleceu em Jerusalém e começou a edificar e a reparar a cidade.
11E ordenou aos operários que edificassem os muros e cercassem o monte Sião com pedras quadradas para fortificação; e assim fizeram.
12Então os estrangeiros que estavam nas fortalezas que Báquides edificara fugiram;
13de modo que cada um deixou o seu lugar e foi para a sua terra.
14Somente em Betsura ficaram ainda alguns dos que tinham abandonado a lei e os mandamentos; pois era o seu lugar de refúgio.
15Quando o rei Alexandre ouviu as promessas que Demétrio fizera a Jônatas, e quando lhe contaram as batalhas e os feitos nobres que ele e seus irmãos tinham praticado, e os trabalhos que tinham suportado,
16disse: Acharemos outro homem como este? Agora, pois, o faremos nosso amigo e aliado.
17Por isso escreveu uma carta e lha enviou, com estas palavras, dizendo:
18O rei Alexandre a seu irmão Jônatas, saudação.
19Ouvimos falar de ti, que és homem de grande poder e digno de ser nosso amigo.
20Por isso hoje te nomeamos sumo sacerdote da tua nação e para seres chamado amigo do rei; e com isso lhe enviou um manto de púrpura e uma coroa de ouro; e pedimos-te que tomes o nosso partido e conserves amizade conosco.
21Assim, no sétimo mês do ano cento e sessenta, na festa dos tabernáculos, Jônatas vestiu o manto sagrado, e reuniu tropas, e proveu-se de muitas armas.
22Quando Demétrio soube disto, ficou muito triste e disse:
23Que fizemos nós, para que Alexandre se nos antecipasse em fazer amizade com os judeus para se fortalecer?
24Também eu lhes escreverei palavras de ânimo, e lhes prometerei dignidades e presentes, para ter o seu auxílio.
25Por isso lhes escreveu desta maneira: O rei Demétrio ao povo dos judeus, saudação.
26Visto que guardastes os pactos conosco e permanecestes na nossa amizade, não vos unindo aos nossos inimigos, soubemos disto e nos alegramos.
27Agora, pois, continuai a ser-nos fiéis, e nós vos recompensaremos bem pelo que fizerdes a nosso favor,
28e vos concederemos muitas isenções e vos daremos recompensas.
29E agora eu vos liberto, e por vossa causa isento todos os judeus dos tributos, e do imposto do sal, e das taxas da coroa,
30e do que me pertence receber da terça parte da semente e da metade do fruto das árvores; eu o dispenso desde hoje, para que não se cobre da terra da Judeia, nem dos três distritos que lhe são acrescentados da terra de Samaria e da Galileia, desde hoje para sempre.
31Seja também Jerusalém santa e livre, com os seus territórios, tanto dos dízimos como dos tributos.
32E, quanto à cidadela que está em Jerusalém, cedo a autoridade sobre ela e a dou ao sumo sacerdote, para que ponha nela os homens que escolher para a guardarem.
33Além disso, liberto gratuitamente cada um dos judeus que foram levados cativos da terra da Judeia para qualquer parte do meu reino; e quero que todos os meus oficiais perdoem os tributos, até os do seu gado.
34Quero ainda que todas as festas, e os sábados, e as luas novas, e os dias solenes, e os três dias antes da festa e os três dias depois da festa sejam todos de isenção e liberdade para todos os judeus do meu reino.
35E ninguém terá autoridade para intervir ou molestar qualquer deles em coisa alguma.
36Quero mais que sejam alistados nas tropas do rei cerca de trinta mil homens dos judeus, aos quais se dará o soldo, como convém a todas as tropas do rei.
37E alguns deles serão postos nas fortalezas do rei, e dentre eles também alguns serão postos sobre os negócios do reino que são de confiança; e quero que os seus superiores e governadores sejam dentre eles mesmos, e que vivam segundo as suas próprias leis, como o rei ordenou na terra da Judeia.
38E, quanto aos três distritos que são acrescentados à Judeia da terra de Samaria, sejam unidos à Judeia, para que sejam considerados sob um só governo, e não obedeçam a outra autoridade senão à do sumo sacerdote.
39Quanto a Ptolemaida e à terra que lhe pertence, dou-a como presente gratuito ao santuário de Jerusalém, para as despesas necessárias do santuário.
40Além disso, dou cada ano quinze mil siclos de prata das contas do rei, dos lugares que lhe pertencem.
41E todo o excedente, que os oficiais não entregavam como antigamente, daqui em diante será dado para as obras do templo.
42E, além disto, os cinco mil siclos de prata que tiravam cada ano das contas do templo, também estes serão dispensados, porque pertencem aos sacerdotes que ministram.
43E todos os que fugirem para o templo de Jerusalém, ou estiverem dentro do seu recinto, sendo devedores ao rei ou por qualquer outra causa, sejam livres, com tudo o que têm no meu reino.
44Também para a edificação e reparação das obras do santuário se darão as despesas das contas do rei.
45Sim, e para a edificação dos muros de Jerusalém e a sua fortificação em redor se darão as despesas das contas do rei, como também para a edificação dos muros na Judeia.
46Quando Jônatas e o povo ouviram estas palavras, não lhes deram crédito nem as aceitaram, porque se lembravam do grande mal que ele fizera em Israel; pois os tinha afligido muitíssimo.
47Mas com Alexandre ficaram muito satisfeitos, porque foi o primeiro que lhes propôs uma paz verdadeira, e foram sempre seus aliados.
48Então o rei Alexandre reuniu grandes forças e acampou defronte de Demétrio.
49E, depois que os dois reis travaram combate, o exército de Demétrio fugiu; mas Alexandre o perseguiu e prevaleceu contra eles.
50E continuou a batalha com muito vigor até o pôr do sol; e naquele dia Demétrio foi morto.
51Depois Alexandre enviou embaixadores a Ptolomeu, rei do Egito, com uma mensagem neste teor:
52Visto que voltei ao meu reino, e me assentei no trono de meus antepassados, e obtive o domínio, e derrotei Demétrio, e recobrei a nossa terra;
53pois, depois que travei combate com ele, tanto ele como o seu exército foram derrotados por nós, de modo que nos assentamos no trono do seu reino;
54agora, pois, façamos juntos uma aliança de amizade, e dá-me agora tua filha por mulher; e serei teu genro, e darei a ti e a ela presentes dignos da tua posição.
55Então o rei Ptolomeu respondeu, dizendo: Feliz o dia em que voltaste à terra de teus pais e te assentaste no trono do seu reino.
56E agora farei contigo como escreveste; vem, pois, ao meu encontro em Ptolemaida, para que nos vejamos; pois te darei minha filha em casamento, segundo o teu desejo.
57Assim Ptolomeu saiu do Egito com sua filha Cleópatra, e vieram a Ptolemaida no ano cento e sessenta e dois;
58onde o rei Alexandre foi ao seu encontro, e ele lhe deu sua filha Cleópatra, e celebrou as suas bodas em Ptolemaida com grande magnificência, como é costume dos reis.
59Ora, o rei Alexandre escrevera a Jônatas que viesse ao seu encontro.
60Ele então foi com honra a Ptolemaida, onde encontrou os dois reis, e deu a eles e aos seus amigos prata e ouro e muitos presentes, e achou graça aos seus olhos.
61Naquele tempo alguns homens pestilentos de Israel, de vida perversa, se reuniram contra ele para o acusar; mas o rei não os quis ouvir.
62Mais ainda, o rei mandou tirar-lhe as vestes e vesti-lo de púrpura; e assim fizeram.
63E o fez sentar-se junto de si e disse aos seus príncipes: Ide com ele pelo meio da cidade e proclamai que ninguém se queixe dele por coisa alguma e que ninguém o moleste por nenhum motivo.
64Quando os seus acusadores viram que ele era honrado segundo a proclamação e vestido de púrpura, fugiram todos.
65Assim o rei o honrou, e o inscreveu entre os seus principais amigos, e o fez general e participante do seu domínio.
66Depois Jônatas voltou para Jerusalém com paz e alegria.
67Além disso, no ano cento e sessenta e cinco, Demétrio, filho de Demétrio, veio de Creta à terra de seus pais.
68Quando o rei Alexandre ouviu isto, ficou muito triste e voltou para Antioquia.
69Então Demétrio fez Apolônio, governador da Celessíria, seu general, o qual reuniu um grande exército e acampou em Jâmnia, e mandou dizer a Jônatas, o sumo sacerdote:
70Só tu te levantas contra nós, e por tua causa sou escarnecido e insultado; e por que te vanglorias do teu poder contra nós nos montes?
71Agora, pois, se confias na tua força, desce a nós à planície, e ali provemos a questão juntos; pois comigo está o poder das cidades.
72Pergunta e informa-te de quem sou eu e dos demais que tomam o nosso partido, e eles te dirão que o teu pé não pode resistir diante de nós; pois teus pais foram duas vezes postos em fuga na sua própria terra.
73Por isso agora não poderás resistir à cavalaria e a tão grande poder na planície, onde não há pedra nem rocha, nem lugar para onde fugir.
74Quando Jônatas ouviu estas palavras de Apolônio, comoveu-se no seu ânimo, e, escolhendo dez mil homens, saiu de Jerusalém, onde Simão, seu irmão, se juntou a ele para o ajudar.
75E acampou defronte de Jope; mas os de Jope lhe fecharam a cidade, porque Apolônio tinha ali uma guarnição.
76Então Jônatas a sitiou; por isso os da cidade o deixaram entrar por medo; e assim Jônatas tomou Jope.
77Quando Apolônio soube disto, tomou três mil cavaleiros, com um grande exército de infantaria, e foi para Azoto como quem viaja, e com isso o atraiu para a planície, porque tinha grande número de cavaleiros, nos quais confiava.
78Então Jônatas o seguiu até Azoto, onde os exércitos travaram combate.
79Ora, Apolônio deixara mil cavaleiros de emboscada.
80E Jônatas soube que havia uma emboscada atrás dele; pois tinham cercado o seu exército e lançavam dardos contra o povo desde a manhã até a tarde.
81Mas o povo ficou firme, como Jônatas lhes ordenara; e assim os cavalos dos inimigos se cansaram.
82Então Simão fez avançar o seu exército e o lançou contra a infantaria, pois a cavalaria estava esgotada; e estes foram derrotados por ele e fugiram.
83Também a cavalaria, dispersa pelo campo, fugiu para Azoto e entrou em Bet-Dagom, o templo do seu ídolo, para se salvar.
84Mas Jônatas incendiou Azoto e as cidades em redor, e tomou os seus despojos; e queimou o templo de Dagom, com os que nele se tinham refugiado.
85Assim foram queimados e mortos à espada quase oito mil homens.
86E dali Jônatas partiu com o seu exército e acampou defronte de Ascalom, onde os homens da cidade saíram e o receberam com grande pompa.
87Depois disto Jônatas e o seu exército voltaram para Jerusalém, com muitos despojos.
88Quando o rei Alexandre ouviu estas coisas, honrou ainda mais Jônatas.
89E enviou-lhe uma fivela de ouro, como se costuma dar aos que são de sangue real; deu-lhe também Acarom com os seus territórios em possessão.